Flama Consultoria

83% das empresas nacionais pretendem aumentar gastos em cibersegurança

A pesquisa PwC Digital Trusth Insights 2022 revela um aumento na preocupação de empresas brasileiras com cibersegurança. De acordo com o estudo realizado em 2021, 83% de empresas brasileiras pretendem aumentar gastos com cibersegurança em 2022. Esse número representa um aumento em relação ao levantamento anterior, de 2020, quando 55% das companhias admitiram aumentar o investimento na área. 

A preocupação com segurança da informação também aumentou no resto do mundo. De acordo com a pesquisa, as empresas no exterior também pretendem investir mais em 2022: 63% delas admitem maior aporte de recursos em cibersegurança contra 57% do levantamento anterior. 

Essa mudança pode estar relacionada a um maior número de ciberataques a empresas e pessoas em decorrência da aceleração da transformação digital impulsionada pela pandemia de Covid-19. Um levantamento realizado pela Kaspersky, empresa especializada na produção de softwares de segurança, revelou que no Brasil, somente nos primeiros oito meses de 2021, os ataques cibernéticos aumentaram 23%. 

Ainda segundo a pesquisa PwC Digital Trusth Insights 2022, as empresas participantes do estudo no Brasil têm apresentado as melhoras práticas quando o assunto é a segurança dos dados, além de demonstrar melhor compreensão e atuação preventiva sobre os riscos cibernéticos decorrentes do relacionamento com terceiros ou fornecedores de serviços de tecnologia da informação. 

Felizmente, no Brasil, o entendimento do tipo de risco que um ataque cibernético causa demonstra ser melhor que no exterior, tanto quanto para a reação e realização de ações contra os ataques. Os gestores do país entendem a importâncias que os dados possuem e que a cibersegurança está assumindo papéis muito importantes no desenvolvimento dos negócios, especialmente em vista das previsões de alta nos investimentos.

A pesquisa PwC Digital Trusth Insights 2022 foi realizada entre os meses de julho a agosto passado com 3.602 executivos, sendo 124 do país, nas áreas de administração, segurança e tecnologia.

Fonte: PwC Digital Trusth Insights 2022

Conheça nosso sistema de suporte em soluções Thomson Reuters.