Porto Sem Papel reduz tempo de operações
e aumenta eficiência da plataforma
- 5 de maio de 2022
- Posted by: Marcelo Costa
- Category: Comex
O sistema Porto Sem Papel (PSP), criado para facilitar a análise e a liberação de mercadorias nos portos brasileiros, foi adaptado ao padrão gov.br para melhorar ainda mais a comunicação entre os usuários do setor portuário brasileiro. As mudanças vão diminuir o tempo de navegação na plataforma e proporcionar serviços melhores e mais eficientes.
“Essa tecnologia facilita, agiliza e simplifica a vida de quem atua na área portuária em todo o país, já que todas as informações compartilhadas sobre embarcações ficam disponíveis em uma base única de dados on-line, de forma segura e precisa”, afirmou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, destacando ser mais um avanço do Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, para trazer o setor portuário ao século 21.
O Porto Sem Papel é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura, que foi qualificado no Programa Startup.gov.br, com o intuito de acelerar o processo de transformação digital, realizado em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Desenvolvida pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, a solução tecnológica unificou os formulários antes usados nos serviços portuários em uma só plataforma, o Documento Único Virtual (DUV).
Agilidade
Outra atividade é a reformulação do painel de bordo do sistema Porto Sem Papel, que permitirá aos agentes de navegação receber e visualizar pendências, além de executar tarefas de maneira bem mais simples, objetiva e rápida. Os usuários agora poderão definir filtros inteligentes de consultas, reduzindo significativamente o tempo para autorizações de atividades.
A performance da plataforma também foi aperfeiçoada para melhorar a qualidade das informações. Isso se deu com a eliminação de registros desnecessários, o que torna a consulta e o armazenamento de dados mais ágeis. Com a nova configuração do Porto Sem Papel, o processo de abertura de documentos eletrônicos será reduzido, o que eliminará eventuais prejuízos na fiscalização e tornará os serviços mais seguros.
Fonte: Ministério da Infraestrutura.
Conheça nossas soluções Thomson Reuters em Comex
O sistema parou? Precisa entregar uma obrigação urgente? Falta um profissional para ajudar na rotina?Reimplantação?
Diagnóstico
Você está no lugar certo, vamos te ajudar com essas e outras dúvidas!