Como garantir a agilidade
de TI na era digital
- 1 de agosto de 2022
- Posted by: Marcelo Costa
- Category: Tecnologia
Não há dúvidas de que a pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras mudanças para o nosso cotidiano. Na área da tecnologia da informação essa transformação foi ainda mais acentuada. A corrida pela digitalização provocada pelas mudanças no local de trabalho administrativo foi um dos cenários que exigiu uma intervenção ágil e assertiva dos departamentos de TI.
O atual cenário global também acelerou a transformação digital em muitas organizações, que passaram a depender cada vez mais da tecnologia para alcançar as metas estratégicas para o negócio.
O momento exige que os CIOs estejam em constante movimento na busca de maior agilidade e eficiência, haja vista o diferencial estratégico que a área de TI se tornou para as companhias. Isso vai além de novas metodologias, passa também por uma avaliação constante de sistemas e ferramentas já existentes na empresa para torná-los melhores e mais eficientes.
Leia na sequência algumas dicas de profissionais líderes de tecnologia da informação em grandes companhias para otimização da área de TI visando proporcionar ganho em agilidade.
Pense adiante e esteja sempre um passo à frente
Determinar uma base tecnológica que esteja preparada e pronta para ser utilizada com integrações de emergência é um recurso imprescindível para se manter atualizado com relação aos concorrentes.
Repense a estrutura de controle e encontre um equilíbrio ágil
Empresas que precisam de linhas de trabalho ágeis mas esbarram em condições restritas e duras da TI frequentemente recorrem à “Shadow TI”. São estabelecimentos não sancionados pela TI que são pagos para resolver alguns dos problemas de forma mais rápida. Por isso, para manter o controle, o líder de TI tem apostado em equilibrar a situação. Como ao não exigir que todas as solicitações de funcionários sejam obrigatoriamente enviadas a TI caso eles possam gerenciar esses problemas por conta própria. Em tempos de trabalho híbrido ficou ainda mais complicado tentar manter o controle sobre todas as solicitações, o que acaba resultando em atrasos e processos demasiadamente demorados.
Aposte em automação
Implementar algum tipo de automação dentro da TI pode aumentar a qualidade dos resultados que a empresa venha a obter, facilitando também a organização do departamento de forma mais rápida.
Monte um ambiente confortável para a TI
A retenção de profissionais costuma ser mais barata do que novas contratações recorrentes, além disso o talento é imprescindível para a eficiência. Por isso ter um ambiente de trabalho flexível costuma ser um ótimo incentivo para manter as joias da sua equipe. Horários flexíveis, treinamentos em novas habilidades e outras facilidades/benefícios podem ser a chave para melhorar o ambiente da sua equipe.
Descentralizar a TI também poder ser uma opção
Adotar um modelo de negócios descentralizado pode, além de facilitar o trabalho dentro da empresa, reduzir atrasos e acelerar o andamento de processos ou projetos de alta complexidade.
Mantenha o ambiente organizado
Quanto mais simples e fácil de se utilizar forem as tecnologias, mais rápido os processos andarão. Uma dica pode ser a migração dos serviços para a nuvem, além de oferecer outros níveis de segurança, o trabalho em nuvem facilita a agilidade e a centralização de processos uma vez que (geralmente) unifica tudo em um só lugar.
Considere o autoatendimento
Especialmente em razão dos reflexos da pandemia, a TI tem estado cada vez mais focada no desenvolvimento de tecnologias para o autoatendimento. Esse tipo de modelo de negócio pode acelerar a eficiência ao dar autonomia para que as pessoas resolvam os pequenos problemas sozinhas.
Defina claramente quais são as prioridades da TI
Prioridades claras para todas as pessoas envolvidas nos projetos garantem que todos os processos sejam seguidos com clareza, agilizando o andamento e garantindo a eficiência.
E por último, defina o objetivo final claramente
Semelhante ao item anterior, se você não sabe para onde vai fica difícil escolher qual caminho trilhar. Ter um objetivo definido de forma clara faz com que as pessoas da sua equipe saibam exatamente onde precisam chegar e como fazer para chegar até lá da forma mais objetiva possível.
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